Líderes Regionais

Em todos os concelhos da RAA, iremos ter um jovem que se tenha destacado na comunidades, pelas suas competências empreendedoras e que irá partilhar a sua experiência e conhecimento com os jovens que entram agora na Academia Empreendedora 1.2

Sou o Filipe Rosa, tenho 24 anos e sou da Ilha do Corvo, onde resido atualmente. Licenciei-me em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Estagiei na Câmara Municipal da Madalena nos Verões de 2015, 2016 e 2017. Entre 2017 e 2018, exerci funções de Vice-Presidência da Comissão Política de Ilha da JSD Ilha do Pico. Fui igualmente Tesoureiro da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa e Responsável Editorial da AAFDL EDITORA 2018- 2019. Atualmente, exerço funções profissionais como Coordenador do Serviço de Desporto da Ilha do Corvo, Presidente e Fundador do Clube Naval da Vila do Corvo, Presidente de Ilha da JSD Ilha do Corvo e Vice-Presidente do Conselho de Jurisdição Regional da JSD Açores.

Filipe Rosa

Corvo

Susana Soares, 33 anos, natural e residente na ilha das Flores. Licenciada em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Complementou a sua formação com o Mestrado em Comunicação Multimédia, na Universidade de Aveiro. Foi correspondente da RTP Açores, em simultâneo com o trabalho que desempenha atualmente no Museu da Baleia. Geriu um alojamento local e neste momento está a empreender na área da Organização Residencial. Há 2 anos que tem vindo a integrar os projetos eleitorais do PSD e faz parte de várias instituições culturais e desportivas da ilha (Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, Clube Desportivo Escolar Flores, Morro Alto Sport Clube e Boavista Sport Clube).

Susana Soares

Flores

Sou a Andreia Melo, nasci a 03 de Agosto de 1992 na Vila das Velas, na ilha de S. Jorge, ilha onde resido atualmente. Licenciei-me em Teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Desde 2013 que sou professora de Expressão Dramática na Santa Casa da Misericórdia da Vila das Velas, onde desenvolvo projetos artísticos com as crianças das várias valências. Em 2020 escrevi o meu primeiro livro em parceria como então Provedor Frederico Maciel - "O Milho - O Cultivo de uma Cultura". Trabalho como atriz com a Companhia de Teatro Cães do Mar na ilha Terceira. Em simultâneo sou Presidente, fundadora e encenadora da Associação Grupo de Teatro Iuventute Virtutis, um grupo de teatro jovem na vila das Velas. Atualmente sou embaixadora da ilha de São Jorge da candidatura Azores 2027 - Ponta Delgada Capital Europeia da Cultura.

Andreia Melo

S. Jorge

Sou o Dário, tenho 28 anos, e sou natural da Ilha do Faial. Trabalho no setor da agropecuária e, paralelamente, dedico-me ao desporto.   Ocupo os meus dias entre trabalho e treinos. Sou atleta de Trail Running, uma vertente da corrida em que esta se desenrola em ambiente natural: trilhos, montanha, deserto, floresta, etc. Neste momento tenho 3 títulos de campeão nacional da modalidade, e já participei em várias provas internacionais. Integrei a seleção nacional no Campeonato do Mundo, em 2019, e vou voltar a representar Portugal este ano, no Campeonato do Mundo da modalidade, no próximo mês de novembro, na Tailândia.

Dário Moitoso

Faial

Sou o Carlos Mateus, 27 anos, natural de Coimbra, residente em Angra do Heroísmo, licenciado e mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Integrei a equipa de coordenação do Orçamento Participativo dos Açores entre 2018 e 2019. Desde novembro de 2019, desempenho funções como Técnico Superior na Direção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais. Paralelamente, lecciono no INETESE e ministro formações para diversas entidades, na área de Gestão, Auditoria e Fiscalidade. Desde 2011, que desempenho cargos como membro de órgãos sociais em diversas associações. Fui Co-Fundador da Associação de Jovens Açorianos Unidos pelos Açores (JAUPA) desde a sua criação em 2017, da qual foi Presidente da Direção, sendo atualmente Presidente da Assembleia Geral. Coordenou os três Encontros Nacionais de Estudantes Açorianos, que tiveram lugar em Coimbra (2017), Lisboa (2018) e Porto (2020).

Carlos Mateus

Terceira

Sou a Rita Gil, tenho 24 anos e sou da ilha Graciosa, onde cresci e vivo atualmente. Licenciei-me em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e atualmente exerço a minha profissão em contexto escolar, na Escola Básica e Secundária da Graciosa, estando enquadrada no Serviço de Psicologia e Orientação (serviços técnicos), realizando avaliação e intervenção em crianças na faixa etária dos 3 aos 11 anos de idade (pré-escolar - 2ºciclo) e ainda, pertenço ao núcleo de educação especial por inerência de funções. Considero que as minhas melhores características empreendedoras são o facto de ser uma pessoa dinâmica, versátil, criativa e determinada.

Rita Gil

Graciosa

Sou o João Fagundo, 30 anos, natural e residente do concelho de Nordeste. Licenciado em Enfermagem e pós-graduado em Abordagem ao Doente Crítico. Atualmente pertenço à Direção Técnica da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa Misericórdia de Nordeste, tendo colaborado, nos últimos 3 anos, com a Escola Profissional de Nordeste como Formador de vários cursos. Desde criança começou o meu fascínio pelos Bombeiros, estando ligado desde cedo a esta Instituição, sendo que no presente exerço funções, desde 2017, de Adjunto de Comando na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nordeste. De momento, sou também gestor de um Alojamento Local, situado no meu concelho de residência.

João Fagundo

S. Miguel – Vila de Nordeste

Sou o Marco Mansinho, tenho 27 anos e sou natural da Ribeira Seca, Rua Nova, Concelho de Vila Franca do Campo. Tirei o curso de Técnico Especialista em Exercício Físico, sendo também formado em Exercício Físico na Gravidez e Pós Parto, Treino de Mobilidade, Preparação para o Exercício Físico, TRX e Schwinn Cycling. Considero-me uma pessoa empreendedora e resiliente. Para mim o Bom é insuficiente. Enquanto que muitos de nós durante a pandemia desmotivou, e abdicou dos seus sonhos, eu aproveitei para arranjar alternativas e preparar bases para um futuro próximo mais risonho. Na primeira vaga da pandemia, tinha pouco mais de 4 alunos a nível presencial, e uns 10 online. Atualmente, passei para 20 presencial e 30 online, havendo necessidade assim, de num futuro próximo convidar um outro profissional a trabalhar comigo.

Marco Mansinho

S. Miguel – Vila Franca do Campo

Chamo-me Marco Aurélio Melo Andrade, tenho 27 anos, sou arquiteto e natural/residente da Vila de Rabo de Peixe. O meu percurso tem sido muito pouco linear. Quis ser carpinteiro, acabei por ir para Técnico de Construção Civil – Condução de Obras, e entretanto ingresso na universidade no Mestrado Integrado em Arquitetura. A minha passagem pelo ensino superior foi feita com muito prazer e dedicação, tanto que acabei a dissertação de Mestrado denominada “Construções em Terra nos Açores – Análise da Viabilidade de Construção em Terra” com a nota máxima - 20 valores. Considero-me uma pessoa pró-ativa, de maneira que trabalho como arquiteto em nome individual, o que me satisfaz bastante, no entanto, ambiciono compreender e dedicar-me, igualmente, a outras áreas que estão ligadas à arquitetura e ao bem-estar comum, quer seja a nível social, ambiental, económico ou político.

Marco Andrade

S. Miguel – Rabo de Peixe

Olá, o meu nome é Alexandra Soares, mas todos conhecem-me por Xana. Sou natural da ilha de Santa Maria, Açores, tenho 27 anos e atualmente sou relações públicas/ chefe de receção num clube de fitness, em Ponta delgada, na ilha de São Miguel. A minha formação académica passou a escola profissional Aprodaz, para tirar o curso Técnico de proteção Civil. Sou uma pessoa sociável, aberta a novos desafios, novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Considero-me uma pessoa acessível, fácil de comunicar e dedicada em finalizar qualquer projeto que me seja proposto.  Em 2012 participei no concurso IdeiAçor, o caminho do sucesso, a representar a ilha de Santa Maria, o que me proporcionou uma ótima experiência e deu-me ferramentas para outros projetos em que me envolvi na minha vida académica. 

Alexandra Soares

Santa Maria

Tenho 28 anos e sou professora de 1.º CEB e Matemática e Ciências do 2.º CEB. Vivo também para as artes, seja ilustração, pintura, fotografia, vídeo ou até mesmo música. Sou apaixonada por café, mas é basalto negro que me corre nas veias. Até o início de 2021, era apenas cidadã Americana, residente nos Açores. Recentemente adquiri a Nacionalidade Portuguesa por acreditar que é aqui que pertenço e porque os Açores também fazem parte de mim.

Christina Botelho

Flores

...

Lucas Amaral

Pico

Paula Rego criou uma queijaria quando tinha apenas 17 anos, em São Miguel. Agora, a Queijaria Furnense abre as portas a quem quiser ordenhar os animais e beber leite fresco. Criar uma queijaria foi a forma encontrada pela jovem de gerar uma mais-valia para a exploração agrícola da família, face às dificuldades com que os produtores dos Açores estão a enfrentar na sequência do desmantelamento das quotas leiteiras por parte da União Europeia e consequente queda do preço do leite.

Paula Rego

S. Miguel

...

Beatriz Lavouras

S. Miguel

Nasci no Canadá em Montreal e vim para o Pico com 4 anos. Até lá vivi no pico até terminar o secundário (Ciências e Tecnologia). Trabalhei num armazém, em jardinagem, mas onde gostei mais e fiquei por mais tempo foi na construção, nomeadamente "roofing", construção e reparação de tetos das casas. começado. Daí tirei as minhas conclusões e, com 20 anos, voltei a Portugal para estudar Agronomia em Évora.  Durante a licenciatura fiz um estágio no segundo ano com a Azores Wine Company. A partir daí ganhei o interesse por vinhas e vinho. Nesse mesmo ano recuperei uma vinha abandonada do meu avô. Terminado o mestrado em enologia e viticultura, continuei os estágios na AWC e trabalhei um ano na Fitapreta. Em 2019 decidi fazer o primeiro vinho branco com meu pai. Em 2020 conheci o Ricardo Pinto e aumentamos a produção e a confiança. Entrepedras lda foi criado no princípio de 2021, com uma produção estimada para este ano de 7500 garrafas.

André Ribeiro

Pico

Senior Staff

Ophelia Greene

Office of the President

Since her tenure began in 2002, President Greene has recruited distinguished faculty, raised academic standards and dramatically increased fundraising, transforming Kempbelle into a selective, top-ranked college.

After graduating from Kempbelle University with a MA in Communications, Harriet Erickson served as the director of Freshman and Transfer Programs before becoming the Vice President for Student Affairs. Holding both a BA and MA degree in Communications from Kempbelle University, Harriet Erikson has spent much of her professional life at the College.

Contacts:

Harriet Erickson

Vice President, Student Affairs

Wesley Clark was named Senior Advisor to the President in May 2018. An expert in corporate law, he teaches a wide range of courses including Contracts, Sales, Closely Held Business Organizations, Publicly Traded Corporations, Mergers & Acquisitions, International Law and International Securities Regulation. 

Contacts:

Wesley Clarke

Senior Advisor to the President

Betty Bowman joined the faculty in 2002, and received tenure there in 2007. Before joining the faculty, she was a visiting assistant professor at Syracuse University College of Law. Prior to that, she was a legal consultant with JPMorgan Chase; a contract attorney for Cravath, Swaine & Moore; and an assistant prosecutor for the Ministry of the Attorney General in Toronto, Canada. 

Contacts:

Betty Bowman

Acting Vice President for Finance

With over four decades of law teaching experience, Johnny Jones is a nationally-recognized constitutionalist who has received numerous awards for his teaching, including the first-ever Pioneer Award for his commitment and dedication to students from the FIU Student Bar Association in 2004. Since then, students have voted him “Professor of the Year” multiple times. 

Contacts:

Johnny Jones

Dean, Diversity and Compliance

Dennis Ruiz was a member of the faculty at Texas Tech University School of Law, where she held the Alvin R. Allison Distinguished Professorship and received every teaching award the law school and the University conferred. She was the Distinguished Fulbright Professor of American Constitutional Law at the National and Kapodistrian University of Greece in 1992.

Contacts:

Dennis Ruiz

Acting Vice President of Administration

Vernon Lowe first joined the University in 2006 as Assistant Dean for Academic Support Programs. He served as Assistant Dean until 2013, when he became a full time lecturer at the College. He teaches classes relating to legal theory and reasoning, race and law, gender and law, and in the area of commercial transactions. 

Contacts:

Vernon Lowe

Assistant Vice President for Communications

FORM

Are you ready to take the next step toward your
future career?