A AVENTURA DO GASPAR – 1º Ciclo do Ensino Básico

Programa de Educação em Empreendedorismo que visa potenciar o desenvolvimento de capacidades e aptidões, pessoais e sociais, inerentes ao perfil empreendedor e por sua vez, ao Perfil dos Alunos à Escolaridade Obrigatória.

A partir do mapa das 9 ilhas dos Açores, o Gaspar vai percorrer o Arquipélago ao longo de uma aventura contada através de atividades storytelling, permitindo aos alunos descobrir o território e desenvolver competência com recurso a jogos e atividades pedagógicas.

Estrutura do programa

Apresentação do programa

A partir do mapa das 9 ilhas dos Açores, o Gaspar vai percorrer o Arquipélago dos Açores, o que vai permitir que os alunos possam desenvolver as suas competências, ao mesmo tempo que vão descobrindo mais sobre a região e o seu território.

POTENCIAR
A CRIAÇÃO
DE UMA CULTURA EMPREENDEDORA

PROMOVER
O ESPÍRITO
DE INICIATIVA,
DE COOPERAÇÃO E CRIATIVIDADE

EXPLORAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
E SOCIAIS PARA UM PERFIL EMPREENDEDOR

PARTILHAR EXPERIÊNCIAS
E IDEIAS

FACILITAR
UM MAIOR CONTACTO
COM O MUNDO REAL

STORYTELLING

Centram-se em storytelling, numa narrativa de história/viagem pelo território, com recurso a jogos e atividades pedagógicas.

ACTIVIDADES

Ao longo das histórias que enquadram as atividades do programa, o Gaspar relata as aventuras que vivenciou ao longo da sua passagem pelas 9 ilhas dos Açores.

COMPETÊNCIAS

Esta abordagem permite que os alunos possam desenvolver competências empreendedoras, ao mesmo tempo que vão descobrindo mais sobre este arquipélago.

As atividades pedagógicas são concretizadas
em sala de aula momentos de mentoria
com o apoio de CONSULTORES ESPECIALIZADOS.

A AVENTURA DO GASPAR (4 ANOS)

“O GASPAR EM LEITURAS”

Criação de uma história que descreve uma aventura vivenciada entre a turma e o Gaspar no arquipélago dos Açores.

“O GASPAR EM INVENÇÕES”

Criação de invenção lúdico-pedagógica realizada pela turma ao longo do ano letivo.

“O GASPAR ENTRA EM JOGO”

Criação de um jogo  lúdico-pedagógico, inovador e diferenciador, criado pela turma ao longo  do ano letivo.

“O GASPAR MONTA UM NEGÓCIO”

Construção de um mini negócio  desenvolvido pela turma ao longo do ano letivo.

Formação de Professores Acreditada

Remeter para o separador “Formação de Professores”

Momentos de Mentoria

Sessões de apoio à distância, com os professores das turmas participantes, para esclarecimento face aos trabalhos dos alunos e preparação dos eventos finais.

Sessões de Acompanhamento

A Academia Empreendedora 1.2 tem uma equipa técnica dedicada e especializada que, ao longo de todas as etapas, acompanha os professores e as turmas, presencialmente ou à distância através dos mais variados recursos digitais de conversação e comunicação. Desta forma, haverá sempre apoio especializado e todas as garantias de que terá o suporte necessário ao desenvolvimento do trabalho.

A Equipa de Acompanhamento, realizará até 4 sessões de acompanhamento com cada uma das turmas envolvidas neste programa.

Sessões específicas com cada professor com o propósito de apoiar e monitorizar o desenvolvimento do projeto de cada turma.

Este acompanhamento inclui também a disponibilização de todos os recursos que auxiliem o professor a desenvolver o projeto, tendo em conta as especificidades de cada programa.

Visita da Mascote

Momento do projeto em que, alunos e professores, têm a oportunidade de conhecer a mascote do projeto pela primeira vez: O Gaspar.

Visita da Mascote

Criar empatia com os alunos e proferir algumas palavras de entusiasmo e motivação para os vários desafios que a aventura lhes irá proporcionar até ao momento final do projeto!

Proporcionar um momento lúdico e simultaneamente pedagógico!

EVENTO FINAL

Momento alto do programa para todas as turmas participantes. É um evento em que os alunos terão oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo à comunidade. Pretende que os alunos possam colocar em prática as competências adquiridas ao longo do ano letivo através dos vários desafios propostos pelo Gaspar.

“O GASPAR EM LEITURAS”

Apresentação de uma  história que descreve uma aventura vivenciada entre a turma e o Gaspar no arquipélago dos Açores.

“O GASPAR EM INVENÇÕES”

Apresentação de uma invenção lúdico-pedagógica realizada pela turma ao longo do ano letivo.

“O GASPAR ENTRA EM JOGO”

Apresentação de um jogo  lúdico-pedagógico, inovador e diferenciador, criado pela turma ao longo  do ano letivo.

“O GASPAR MONTA UM NEGÓCIO”

Apresentação de um mini negócio  desenvolvido pela turma ao longo do ano letivo.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

CENTRO DE RECURSOS ONLINE

Os professores terão acesso a uma plataforma online onde serão disponibilizados os guiões integrais das atividades que compõem o programa que implementarão com a sua turma /alunos. Cada guião apresenta os objetivos da atividade, as competências que promove junto dos alunos e todos os procedimentos de implementação e reflexão da ação.

JOGO LÚDICO-PEDAGÓGICO (TABULEIRO)

Será disponibilizado a cada turma um jogo de tabuleiro lúdico-pedagógico, que representa o mapa do arquipélago dos Açores.

CANAL YOUTUBE

Será disponibilizado um conjunto de vídeos lúdico-pedagógicos em que o personagem Gaspar irá interagir com as crianças ao longo do ano letivo, explicando diferentes temas da aventura e lançando vários desafios que os ajudarão a criar os seus projetos de turma.

MANUAL DO PROFESSOR

Será disponibilizado um “Manual do Professor” por cada professor que integre o programa educativo.