MISSÃO AÇORES – 2º Ciclo do Ensino Básico

O programa educativo “Missão Açores – Dos Açores para o Mundo”, destinado a alunos do 2.º ciclo, pretende promover a responsabilidade social através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030.

Estrutura do programa

Apresentação do Programa

O programa educativo “Missão Açores – Dos Açores para o Mundo”, pretende estimular em alunos e professores a sua veia de empreendedor social, promovendo a sua responsabilidade social perante os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030.

Estimulando a consciência para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, encarando esses objetivos como uma missão de todos.
Conhecendo as instituições de caráter social da sua região com o objetivo de conhecer a sua atividade e constrangimentos.
Apresentando soluções que aproximem a sustentabilidade e empreendedorismo, geradoras de mais-valias relevantes para essas instituições, combatendo necessidades identificadas.

Objectivos

CONHECER

Os alunos depois de conhecer os objetivos de desenvolvimento sustentável, deverão escolher um ou mais objetivos que façam sentido para o trabalho que querem desenvolver em equipa.

ESCOLHER

Deverão escolher simultaneamente um público-alvo ou uma associação de solidariedade para canalizar o foco do projeto.

GERAR

Cada grupo, recorrendo à sua criatividade e espírito critico, deverá gerar uma ideia inovadora, traduzida numa invenção que tenha como fim último ajudar/resolver uma problema/necessidade ao público-alvo escolhido, respondendo ao ODS escolhido.

APRESENTAR

No final do projeto, as equipas terão a oportunidade de apresentar a sua ideia/invenção num evento final, sendo este o resultado de todo o seu trabalho, focando a inovação social que desenvolveram.

Momentos de Mentoria

Sessões de apoio à distância, com os professores das turmas participantes, para esclarecimento face aos trabalhos dos alunos.

Visitas de Acompanhamento

No decorrer do programa, os alunos terão  sessões de trabalho com a equipa de acompanhamento de modo a desenvolverem ideias de negócio estruturadas e apoiadas em modelos teóricos de geração de ideias, através da metodologia Learning by Doing…

Áreas de atuação

CRIATIVIDADE
E INOVAÇÃO

PERFIL EMPREENDEDOR

NOÇÕES FINANCEIRAS

COMUNICAÇÃO
E MARKETING

RECURSOS PEDAGÓGICOS

CENTRO DE RECURSOS ONLINE

Os professores terão acesso a uma plataforma online onde serão disponibilizados os guiões integrais das atividades que compõem o programa que implementarão com a sua turma /alunos. Cada guião apresenta os objetivos da atividade, as competências que promove junto dos alunos e todos os procedimentos de implementação e reflexão da ação.

MANUAL DO PROFESSOR

Será disponibilizado um “Manual do Professor” por cada professor que integre o programa educativo.