CRIA O TEU FUTURO – Secundário e Profissional

Apresentação do programa

Sabendo que a inovação e a criatividade estão hoje na ordem do dia, neste programa, os alunos deverão ser criativos, observando o seu território e o mundo que os rodeia e identificar oportunidades que se possam concretizar em negócios.

Tem como premissas de base sensibilizar, formar e educar alunos e professores, para o empreendedorismo, levando-os ao desenvolvimento de um papel dinâmico, com opiniões próprias e com autonomia.

Estrutura do programa

Areas de Actuação

CAPACITAR

Criar uma geração de jovens capazes de enfrentar os desafios da realidade

CONHECER

Identificar potencialidades e recursos dos seus territórios e detetando os problemas / necessidades no mercado.

INOVAR

Estimular a criatividade e o espírito de iniciativa no sentido de ajudar a gerar uma ideia de negócio inovadora.

Sessões realizadas com as turmas participantes encontram-se organizadas pela realização, exploração e análise de um conjunto de temáticas que irão empoderar os alunos a desenvolver de forma consistente e mais autónoma, as suas ideias de negócio.

OBJECTIVOS

GERAÇÃO DE IDEIAS

BUSSINES IDEA GENERATOR

  • Experimentar diferentes técnicas de geração de ideias
  • Estimular a criatividade dos alunos
  • Promover o debate de ideias e projetos

MODELO DE NEGÓCIO

CANVAS BUSINESS MODEL

  • Conhecer a existência de diferentes modelos de negócio
  • Compreender
    as diferentes componentes do modelo de negócio CANVAS
  • Aplicar o modelo de negócio CANVAS
    a uma ideia de negócio

COMUNICAÇÃO

THE ART OF PITCHING IDEAS

  • Compreender o conceito de Pith
    e a sua importância no mundo dos negócios
  • Identificar fatores fundamentais para
    um Pitch de sucesso
  • Preparar o Pitch de uma ideia de negócio com base no CANVAS

Neste programa, cada turma será dividida em pequenos grupos, os quais serão desafiados a gerar uma ideia de negócio inovadora, sustentável e com impacto positivo para a Região Autónoma dos Açores e, posteriormente, a defender a sua ideia num Concurso de Ideias de negócio, perante um júri, onde apresentarão o resultado do seu trabalho.

Imaginação

Criatividade
e Inovação

Resolução
de Problemas

Trabalho
em Equipa

Iniciativa

Comunicação

Estas atividades focam-se no desenvolvimento de tarefas para identificarem uma necessidade/oportunidade que considerem existir, definirem de acordo com esta última o público-alvo, gerarem uma ideia inovadora e prepararem um modelo de negócio que encaixe na sua ideia. De seguida estabelecem parcerias com as comunidades em que se encontram inseridos, divulgando o seu negócio através dos vários meios de comunicação. Por último, preparam-se para a apresentação do seu projeto no Evento Final.

Formação de Professores Acreditada

Momentos de Mentoria

Sessões de apoio à distância, com os professores das turmas participantes, para esclarecimento face aos trabalhos dos alunos e preparação dos eventos finais

Visitas de Acompanhamento

No decorrer do programa, os alunos terão  sessões de trabalho com a equipa de acompanhamento de modo a desenvolverem ideias de negócio estruturadas e apoiadas em modelos teóricos de geração de ideias, através da metodologia Learning by Doing

PERFIL EMPREENDEDOR

CRIATIVIDADE
E INOVAÇÃO

NOÇÕES FINANCEIRAS

COMUNICAÇÃO
E MARKETING

A Academia Empreendedora 1.2 tem uma equipa técnica dedicada e especializada que, ao longo de todas as etapas, acompanha os professores e as turmas, presencialmente ou à distância através dos mais variados recursos digitais de conversação e comunicação. Desta forma, haverá sempre apoio especializado e todas as garantias de que terá o suporte necessário ao desenvolvimento do trabalho.

A Equipa de Acompanhamento, realizará até 4 sessões de acompanhamento com cada uma das turmas envolvidas neste programa.

Sessões específicas com cada professor com o propósito de apoiar e monitorizar o desenvolvimento do projeto de cada turma.

Este acompanhamento inclui também a disponibilização de todos os recursos que auxiliem o professor a desenvolver o projeto, tendo em conta as especificidades de cada programa.

Concursos Locais

Estes concursos são o momento de apresentação pública, por escola, dos projetos inovadores à comunidade e tem como finalidade realizar a seleção dos projetos que passarão à fase seguinte – Concurso Regional.

Concurso Regional

O evento regional é o culminar do programa e destinado  a potenciar projetos e ideias de negócio que façam sentido para a Região, sensibilizando e motivando os jovens para as práticas empreendedoras. 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

CENTRO DE RECURSOS ONLINE

Os professores terão acesso a uma plataforma online onde serão disponibilizados os guiões integrais das atividades que compõem o programa que implementarão com a sua turma /alunos. Cada guião apresenta os objetivos da atividade, as competências que promove junto dos alunos e todos os procedimentos de implementação e reflexão da ação.

MANUAL DO PROFESSOR

Será disponibilizado um “Manual do Professor” por cada professor que integre o programa educativo.