VOA-VALORIZA AÇORES – 3º Ciclo do Ensino Básico

Apresentação do programa

O programa educativo “VOA –  Valoriza os Açores”, pretende estimular em alunos e professores a sua veia de empreendedor, promovendo a valorização do território tendo por base a disciplina curricular de  História, Geografia e Cultura dos Açores.

Estrutura do programa

Areas de Actuação

VALORIZAR

Desafiar os alunos a obterem novos olhares sobre o tempo e o espaço em que vivem.

IDENTIFICAR

Conhecer as atividades dominantes e os produtos endógenos das diferentes ilhas e identificar um potencial negócio.

INOVAR

Apresentar soluções que aproximem o conhecimento territorial e o empreendedorismo, gerando uma ideia de negócio inovadora.

Os professores são acompanhados e preparados ao longo do desenvolvimento de todo o programa tendo como principal objetivo promover a autonomização dos alunos, tornando-os capazes de detetar oportunidades, criar respostas inovadoras e sustentáveis, favorecer a sua comunidade e valorizar o seu património.

 

A participação no programa está organizada por atividades que preparam os alunos e os professores para explorar novos modelos de negócio para os produtos endógenos, artes e ofícios tradicionais da região, bem como novas ideias potenciadoras da fauna e flora circundante, que aumentam a sua vantagem competitiva e criam oportunidades de negócio.

Produtos Endógenos

Artes e Ofícios Tradicionais

Ao longo do programa vão sendo definidas tarefas para que os alunos possam realizar com a orientação da Equipa de Acompanhamento e do professor.

A realização dessas tarefas visam o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, que vão ao encontro do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

LIDERANÇA
E ESPÍRITO
DE EQUIPA

CRIATIVIDADE
E INOVAÇÃO

RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS

CIDADANIA ATIVA

Estas atividades focam-se no desenvolvimento de tarefas que envolvem o conhecimento da história, geografia e cultura dos Açores, permitindo aos alunos identificar necessidades do seu território. De seguida, os alunos irão gerar ideias criativas e inovadoras na sua aplicabilidade, através de diversas iniciativas de promoção da sua ideia de negócio que impliquem o contacto direto com as várias comunidades do seu território, estabelecendo parcerias que fortaleçam o seu negócio.

Formação de Professores Acreditada

Momentos de Mentoria

Sessões de apoio à distância, com os professores das turmas participantes, para esclarecimento face aos trabalhos dos alunos e preparação dos eventos finais.

Visitas de Acompanhamento

No decorrer do programa, os alunos terão  sessões de trabalho com a equipa de acompanhamento de modo a desenvolverem ideias de negócio estruturadas e apoiadas em modelos teóricos de geração de ideias, através da metodologia Learning by Doing…

PERFIL EMPREENDEDOR

CRIATIVIDADE
E INOVAÇÃO

NOÇÕES FINANCEIRAS

COMUNICAÇÃO
E MARKETING

A Academia Empreendedora 1.2 tem uma equipa técnica dedicada e especializada que, ao longo de todas as etapas, acompanha os professores e as turmas, presencialmente ou à distância através dos mais variados recursos digitais de conversação e comunicação. Desta forma, haverá sempre apoio especializado e todas as garantias de que terá o suporte necessário ao desenvolvimento do trabalho.

A Equipa de Acompanhamento, realizará até 4 sessões de acompanhamento com cada uma das turmas envolvidas neste programa.

Sessões específicas com cada professor com o propósito de apoiar e monitorizar o desenvolvimento do projeto de cada turma.

Este acompanhamento inclui também a disponibilização de todos os recursos que auxiliem o professor a desenvolver o projeto, tendo em conta as especificidades de cada programa.

Concursos Locais

Estes concursos são o momento de apresentação pública, por escola, dos projetos inovadores à comunidade e tem como finalidade realizar a seleção dos projetos que passarão à fase seguinte – Concurso Regional.

Concurso Regional

O evento regional é o culminar do programa e destinado  a potenciar projetos e ideias de negócio que façam sentido para a Região, sensibilizando e motivando os jovens para as práticas empreendedoras. 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

CENTRO DE RECURSOS ONLINE

Os professores terão acesso a uma plataforma online onde serão disponibilizados os guiões integrais das atividades que compõem o programa que implementarão com a sua turma /alunos. Cada guião apresenta os objetivos da atividade, as competências que promove junto dos alunos e todos os procedimentos de implementação e reflexão da ação.

MANUAL DO PROFESSOR

Será disponibilizado um “Manual do Professor” por cada professor que integre o programa educativo.